Caracterização molecular e relação filogenética do genoma completo dos arbovírus Bussuquara, Iguape, Ilhéus e Rocio (Família Flaviviridae, Gênero Flavivirus)

xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-date
2009xmlui.mirage2.itemSummaryView.MetaData
xmlui.ArtifactBrowser.ItemViewer.show_fullxmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-uri
http://patua.iec.gov.br/handle/iec/2020xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-author
Medeiros, Daniele Barbosa de Almeida
xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-advisor
Vasconcelos, Pedro Fernando da Costaxmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-abstract
Os flavivírus são conhecidos por seu complexo ciclo biológico e importância na saúde pública e na economia mundial. Os aspectos ecológicos e quadros clínicos estão estreitamente relacionados à filogenia e evolução dos flavivírus. Este trabalho objetiva a caracterização molecular dos genomas dos flavivírus Bussuquara (VBSQ), Iguape (VIGU), Ilhéus (VILH) e Rocio (VROC), determinando relações filogenéticas com os demais integrantes do gênero Flavivirus. Foi realizado o seqüenciamento completo da região codificadora (ORF) e regiões não codificantes (RNC) 5 e 3 ; análise da estrutura secundária do RNA viral e das sequências conservadas da 3 RNC; determinação dos sítios de clivagem, glicosilação, resíduos Cis e motivos conservados na poliproteína; e as análises de similaridade e filogenética. Os genomas dos VBSQ, VIGU, VILH e VROC apresentaram a mesma organização que os demais flavivírus, medindo 10.815 nt, 10.922 nt, 10.775 nt, 10.794 nt, respectivamente. O padrão das sequências conservadas da 3 RNC do VBSQ foi RCS2-CS2-CS1, enquanto que para os VIGU, VILH e VROC foram CS3-RCS2-CS2-CS1. As características das estruturas secundárias do RNAs dos flavivírus em estudo foram similares aos demais flavivírus. O número dos sítios de glicosilação das proteínas PrM, E e NS1 foi distinto entre os flavivírus brasileiros, porém o padrão 6,12,12 dos resíduos de Cis e do sítios de clivagem permaneceram conservados. Na proteína E, alterações aminoacídicas pontuais foram observadas no peptídeo de fusão dos VBSQ, VIGU e VROC, e a sequência do tripepídeo RGD foi distinta para os quatro vírus em estudo. Os motivos determinantes das atividades de MTase-SAM da NS5, bem como da helicase e protease da NS3, permanecem conservados. Dentre os oito motivos da polimerase viral (NS5), somente os motivos V, VI e VII possuem alguma substituição nucleotídica para o VILH e VROC...(AU)
xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-citation
MEDEIROS, Daniele Barbosa de Almeida. Caracterização molecular e relação filogenética do genoma completo dos arbovírus Bussuquara, Iguape, Ilhéus e Rocio (Família Flaviviridae, Gênero Flavivirus). 2009. 219 f. Tese (Doutorado em Biologia de Agentes Infecciosos e Parasitários) - Instituto de Ciências Biológicas, Universidade Federal do Pará, Belém, 2009.xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-local
Belém / PAxmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-department
Instituto de Ciências Biológicasxmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-grantor
Universidade Federal do Paráxmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-decsPrimary
Flavivirus / classificaçãoArbovirus / classificação
Filogenia
Genoma / genética
Infecções por Flavivirus / transmissão
Genótipo