Verificação da infecção natural de ratos por Leptospira icterohaemorrhagiae na cidade de Belém, Pará (Publicado originalmente em 1947)

xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-date
2002xmlui.mirage2.itemSummaryView.MetaData
xmlui.ArtifactBrowser.ItemViewer.show_fullxmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-uri
http://patua.iec.gov.br//handle/iec/3358xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-author
Deane, Maria Paumgartten
xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-abstract
Foi pela primeira vez evidenciada a presença de raças virulentas de Leptospira icterohaemorrhagiae em 19,6 porcento de ratos domésticos na cidade de Belém, Pará; a distribuição de infecção por espécies ou variedade de ratos foi a seguinte: Rattus alexandrinus 13,6 porcento; Rattus rattus 21 porcento; Rattus norvegicus 26,7 porcento; a infecção foi evidenciada na maioria dos ratos simultâneamente por exame de urina ou de triturado de rim em campo escuro e pela inoculação em animais. Tôdas as amostras isoladas mostraram-se virulentas para animais de laboratório. Culturas e infecção de embriõo de galinha foram obtidas; foram confirmadas as observações de LARSON sôbre o valor do camondongo branco, especialmente os jovens de três a quatro semanas, como animais de laboratório para diagnóstico da doença de Weil; até agora ainda não foram assinalados casos humanos de doença de Weil na Amazônia mas consideramos muito provável a sua existência.
xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-citation
DEANE, Maria Paumgartten. Verificação da infecção natural de ratos por Leptospira icterohaemorrhagiae na cidade de Belém, Pará (Publicado originalmente em 1947). In: INSTITUTO EVANDRO CHAGAS (Belém). Memórias do Instituto Evandro Chagas, v. 4. Belém:Instituto Evandro Chagas, 2002. p. 19-30. (Produção científica, v. 4).xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-decsPrimary
Leptospirose / diagnósticoLeptospira interrogans / patogenicidade
Leptospira interrogans / isolamento & purificação
Doença de Weil / diagnóstico
Belém (PA)