Formação e atuação profissional de médicos egressos de uma instituição privada do Pará: perfil e conformidade com as diretrizes curriculares nacionais

xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-date
2018xmlui.mirage2.itemSummaryView.MetaData
xmlui.ArtifactBrowser.ItemViewer.show_fullxmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-uri
http://patua.iec.gov.br//handle/iec/3636xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-author
Maués, Cristiane Ribeiro
Barreto, Bruno Acatauassu Paes
Portella, Márcia Bitar
Matos, Haroldo José de
Santos, Julio Cristovão Carvalho dos
xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-abstract
O estudo objetivou conhecer o perfil sociodemográfico, de formação e atuação profissional de médicos
egressos de uma instituição privada, observar a conformidade deste perfil com o preconizado pelas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) e contribuir para o Programa de Acompanhamento de Egressos. O instrumento de coleta de dados foi um questionário validado, adaptado e enviado online aos
egressos das primeiras quatro turmas. A maioria era composta por mulheres, jovens, solteiras, com
renda mensal de até dez salários mínimos. O curso contribuiu totalmente ou em grande parte para a
formação na atenção básica e uma formação humanista, generalista, crítico-reflexiva e ética. Os egressos são atuantes no SUS, como generalistas, alocados na Região Norte, sentindo-se razoavelmente
preparados para o mercado de trabalho e competentes. Houve tendência de conformidade deste perfil
com o preconizado pelas DCN, e a contribuição para o Programa de Acompanhamento de Egressos se deu por meio da elaboração da Revista do Egresso.
xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-citation
MAUÉS, Cristiane Ribeiro et al. Formação e atuação profissional de médicos egressos de uma instituição privada do Pará: perfil e conformidade com as diretrizes curriculares nacionais. Revista Brasileira de Educação Médica, v. 42, n. 3, p. 129-145, jul./set. 2018xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-decsPrimary
Educação de Graduação em MedicinaEducação Baseada em Competências / organização & administração
Currículo / educação
Egresso
Avaliação Educacional
Instituições Acadêmicas
Avaliação de Desempenho Profissional