• Portal do Governo Brasileiro
  • Atualize sua Barra de Governo
Logo
    • English
    • español
    • português (Brasil)
    • English
    • español
    • português (Brasil)
  • xmlui.dri2xhtml.structural.login
xmlui.ArtifactBrowser.ItemViewer.trail 
  •   xmlui.general.dspace_home
  • NÚCLEO DE ENSINO E PÓS-GRADUAÇÃO
  • Programa de Pós-Graduação em Virologia - PPGV
  • PPGV - Teses
  • xmlui.ArtifactBrowser.ItemViewer.trail
  •   xmlui.general.dspace_home
  • NÚCLEO DE ENSINO E PÓS-GRADUAÇÃO
  • Programa de Pós-Graduação em Virologia - PPGV
  • PPGV - Teses
  • xmlui.ArtifactBrowser.ItemViewer.trail
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Análise metagenômica viral de morcegos coletados nos estados do Pará e Amapá

Thumbnail
xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-date
2018
xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-files-viewOpen
Análise metagenômica viral de morcegos coletados nos estados do Pará e Amapá.pdf (5.670xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.size-megabytes)
xmlui.mirage2.itemSummaryView.MetaData
xmlui.ArtifactBrowser.ItemViewer.show_full
xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-uri
http://patua.iec.gov.br//handle/iec/3729
xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-author
Franco Filho, Luciano Chaves
xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-advisor
Nunes, Márcio Roberto Teixeira
xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-abstract
Vários estudos têm demonstrado que os morcegos são importantes reservatórios naturais de vírus com alta patogenicidade tanto para animais quanto para humanos. Apesar desta associação, existem poucos estudos descrevendo a comunidade viral em morcegos na Amazônia, principalmente trabalhos que envolvam a abordagem metagenômica. Sendo assim, nosso trabalho envolve caracterizar pela primeira vez a comunidade viral das espécies de morcegos presentes em regiões dos estados do Pará e Amapá pela abordagem metagenômica. As coletas foram realizadas entre novembro de 2015 e maio de 2017, nos municípios de Viseu e Carajás, no estado do Pará e nos municípios de Ferreira Gomes e Tartarugalzinho, no estado do Amapá. Foram coletados 74 indivíduos distribuídos em 22 espécies, sendo gerados dados individuais de leituras e contigs tanto para amostras de cérebro quanto para amostras de intestino. A família Retroviridae foi a que possuiu o maior número de contigs e leituras positivas em todas as amostras, enquanto que para as outras famílias, as distribuições variaram de acordo com a localidade e tipo de tecido, refletindo características de cada família viral, como tropismo por tipo de tecido; e características do próprio hospedeiro, como tipo de alimentação e localização. Foram recuperados 4 genomas completos ou quase completos. A partir de tecido cerebral de Desmodus rotundus foi sequenciado um retrovírus endógeno, pertencente ao gênero Betaretrovirus. Uma sequência com similaridade com o sorotipo 4 do Virus Dengue foi sequenciada de Platyrrhinus helleri, enquanto que a de Saccopteryx leptura e Carollia perspicillata, foram recuperados os genomas de sequencias similares com as famílias Astroviridae e Picornaviridae respectivamente. A utilização da ferramenta de metagenômica para a caracterização da microbiota viral se mostrou eficiente, uma vez que, uma grande porcentagem das leituras geradas teve similaridade com sequencias virais. Além da identificação de vírus já conhecidos, a ferramenta mostra grande potencial na identificação de novas cepas virais, atingindo o nosso principal objetivo que é a caracterização da comunidade viral presente em morcegos.
xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-citation
FRANDO FILHO, Luciano Chaves. Análise metagenômica viral de morcegos coletados nos estados do Pará e Amapá. 119 f. Tese (Doutorado em Virologia) - Instituto Evandro Chagas, Programa de Pós-Graduação em Virologia, Ananindeua, 2018.
xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-local
Ananindeua / PA
xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-department
Núcleo de Ensino e Pós-Graduação
xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-grantor
Instituto Evandro Chagas
xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-decsPrimary
Quirópteros / virologia
Metagenômica
Vetores de Doenças
Reservatórios de Doenças / virologia
Retroviridae / isolamento & purificação
Viseu (PA)
Carajás (PA)
Ferreira Gomes (AP)
Tartarugalzinho (AP)
xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-rights
Acesso Aberto
xmlui.mirage2.itemSummaryView.Collections
  • PPGV - Teses

Instituto Evandro Chagas - SVS - MS - 2007-2018 Rodovia BR316 km 7 sn - Levilandia - 67030-000 - Ananindeua - Para - Brasil.
Licença Creative CommonsEste trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional
Tel: (55 91) 3214-2191
Email: biblioteca@iec.gov.br / clariceneta@iec.gov.br
 

 

xmlui.ArtifactBrowser.Navigation.head_browse

xmlui.ArtifactBrowser.Navigation.head_all_of_dspacexmlui.ArtifactBrowser.Navigation.communities_and_collectionsxmlui.ArtifactBrowser.Navigation.browse_dateissuedxmlui.ArtifactBrowser.Navigation.browse_authorxmlui.ArtifactBrowser.Navigation.browse_titlexmlui.ArtifactBrowser.Navigation.browse_subjectxmlui.ArtifactBrowser.Navigation.head_this_collectionxmlui.ArtifactBrowser.Navigation.browse_dateissuedxmlui.ArtifactBrowser.Navigation.browse_authorxmlui.ArtifactBrowser.Navigation.browse_titlexmlui.ArtifactBrowser.Navigation.browse_subject

xmlui.EPerson.Navigation.my_account

xmlui.EPerson.Navigation.loginxmlui.EPerson.Navigation.register

Instituto Evandro Chagas - SVS - MS - 2007-2018 Rodovia BR316 km 7 sn - Levilandia - 67030-000 - Ananindeua - Para - Brasil.
Licença Creative CommonsEste trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional
Tel: (55 91) 3214-2191
Email: biblioteca@iec.gov.br / clariceneta@iec.gov.br