• Portal do Governo Brasileiro
  • Atualize sua Barra de Governo
Logo
    • English
    • español
    • português (Brasil)
    • English
    • español
    • português (Brasil)
  • Login
Ver ítem 
  •   DSpace Principal
  • PRODUÇÃO CIENTÍFICA DE SERVIDORES
  • PCS - Artigos Científicos
  • Ver ítem
  •   DSpace Principal
  • PRODUÇÃO CIENTÍFICA DE SERVIDORES
  • PCS - Artigos Científicos
  • Ver ítem
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Qualidade de vida de idosos submetidos à quimioterapia antineoplásica atendidos em um hospital de referência oncológica

Thumbnail
Fecha
2018
Ver/
Qualidade de vida de idosos submetidos à quimioterapia antineoplásica atendidos em um hospital de referência oncológica.pdf (635.0Kb)
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítem
URI
http://patua.iec.gov.br//handle/iec/3761
Autor
Souza, Jessika Cardoso de
Santos, Emerson Glauber Abreu dos
Santos, Anderson Lineu Siqueira dos
Santos, Maria Izabel Penha de Oliveira
Fernandes, Daiane de Souza
Oliveira, Tatyellen Natasha da Costa
Resumen
OBJETIVOS: Avaliar a qualidade de vida (QV) dos idosos submetidos ao tratamento quimioterápico antineoplásico, assim como suas associações com fatores socioeconômicos, nível de dependência e dados clínicos. MATERIAIS E MÉTODOS: Realizou-se um estudo transversal com 200 idosos atendidos em um ambulatório de um hospital de referência oncológica do estado do Pará, Brasil. A QV foi avaliada pelo instrumento EORTC QLQ-C30 v3, constituído por 30 questões que abrangiam 15 domínios, divididos em três escalas distintas: escala de estado de saúde global e QV; escala funcional; e escala de sintomas. O nível de dependência foi avaliado pela Escala de Lawton e Brody, que permite analisar a capacidade do indivíduo em realizar as atividades instrumentais da vida diária, como utilizar o telefone, administrar o dinheiro, realizar compras, preparar refeições e viajar. Os dados foram analisados por meio de estatística descritiva, teste de qui-quadrado e ANOVA. RESULTADOS: Evidenciou-se uma QV mediana. As escalas saúde global e funcional apresentaram resultados medianos, enquanto a escala de sintomas demonstrou melhor QV em seus domínios. Identificou-se uma relação significante entre a QV dos idosos e o nível de dependência. Os domínios mais afetados foram dificuldade financeira, fadiga, desempenho de papéis e função social. CONCLUSÃO: A interferência da QV, bem como o nível de dependência dos idosos, estão associados à doença, seu tratamento e às condições de morbidade.
Referencia
SOUZA, Jessika Cardoso de et al. Qualidade de vida de idosos submetidos à quimioterapia antineoplásica atendidos em um hospital de referência oncológica. Revista Pan-Amazônica de Saúde, v. 9, n. 3, p. 47-55, set. 2018. Disponível em: http://scielo.iec.gov.br/pdf/rpas/v9n3/2176-6223-rpas-9-03-47.pdf. Acesso em: 19 jun. 2019.
DeCs
Idoso
Qualidade de Vida / psicologia
Antineoplásicos / uso terapêutico
Serviço Hospitalar de Oncologia
Hospital Ophir Loyola (PA)
Centro de Alta Complexidade em Oncologia (PA)
Derecho de autor
Acesso Aberto
Colecciones
  • PCS - Artigos Científicos

Instituto Evandro Chagas - SVS - MS - 2007-2018 Rodovia BR316 km 7 sn - Levilandia - 67030-000 - Ananindeua - Para - Brasil.
Licença Creative CommonsEste trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional
Tel: (55 91) 3214-2191
Email: biblioteca@iec.gov.br / clariceneta@iec.gov.br
 

 

Listar

Todo DSpaceComunidades & ColeccionesPor fecha de publicaciónAutoresTítulosMateriasEsta colecciónPor fecha de publicaciónAutoresTítulosMaterias

Mi cuenta

AccederRegistro

Instituto Evandro Chagas - SVS - MS - 2007-2018 Rodovia BR316 km 7 sn - Levilandia - 67030-000 - Ananindeua - Para - Brasil.
Licença Creative CommonsEste trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional
Tel: (55 91) 3214-2191
Email: biblioteca@iec.gov.br / clariceneta@iec.gov.br