• Portal do Governo Brasileiro
  • Atualize sua Barra de Governo
Logo
    • English
    • español
    • português (Brasil)
    • English
    • español
    • português (Brasil)
  • xmlui.dri2xhtml.structural.login
xmlui.ArtifactBrowser.ItemViewer.trail 
  •   xmlui.general.dspace_home
  • NÚCLEO DE ENSINO E PÓS-GRADUAÇÃO
  • Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia e Vigilância em Saúde -PPGEVS
  • PPGEVS - Artigos Científicos
  • xmlui.ArtifactBrowser.ItemViewer.trail
  •   xmlui.general.dspace_home
  • NÚCLEO DE ENSINO E PÓS-GRADUAÇÃO
  • Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia e Vigilância em Saúde -PPGEVS
  • PPGEVS - Artigos Científicos
  • xmlui.ArtifactBrowser.ItemViewer.trail
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

O ensino da Patologia e sua influência na atuação de patologistas e infectologistas no Rio de Janeiro

Thumbnail
xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-date
2018
xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-files-viewOpen
O ensino da Patologia e sua influência na atuação de patologistas e infectologistas no Rio de Janeiro.pdf (179.2xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.size-kilobytes)
xmlui.mirage2.itemSummaryView.MetaData
xmlui.ArtifactBrowser.ItemViewer.show_full
xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-uri
http://patua.iec.gov.br//handle/iec/3764
xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-author
Pereira, Patricia Fonseca
Souza, Claudia Teresa Vieira de
Hora, Dinair Leal da
Possas, Cristina de Albuquerque
Menezes, Rodrigo Caldas
xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-abstract
Estudos sobre o ensino da patologia no Brasil são escassos e mostram um cenário desmotivador para estudantes e professores. Embora essa disciplina seja fundamental à formação médica, o distanciamento entre o seu ensino e o das demais disciplinas clínicas leva ao não reconhecimento, por parte dos estudantes, da importância da patologia para a formação profissional, especialmente na área de doenças infecciosas. O objetivo deste estudo foi investigar o processo de formação e produção do conhecimento em patologia em três faculdades de Medicina com ensino tradicional no Estado do Rio de Janeiro e seu impacto na atuação de patologistas e infectologistas. Trata-se de um estudo qualitativo com utilização da técnica do discurso do sujeito coletivo em entrevistas semiestruturadas. Foram entrevistados sete professores de patologia de duas faculdades públicas e de uma particular e dez médicos – cinco patologistas que atuavam no Rio de Janeiro e cinco infectologistas de um centro de referências em doenças infecciosas no Rio de Janeiro. A disciplina de patologia é oferecida de forma descontextualizada em períodos específicos. Professores reconhecem que aulas descontextualizadas não estimulam o interesse pela especialidade nem preparam estudantes para interação com patologistas e serviços de anatomia patológica. Para infectologistas, falta percepção da importância da patologia na graduação, o que para patologistas gera dificuldades na interação com infectologistas, resultando em preenchimento incompleto de solicitação de exames histopatológicos, dificuldade na interpretação de laudos e envio inadequado de amostras. Infectologistas e patologistas acreditam que mais aulas práticas, maior integração com a clínica e a presença do patologista em outros cenários de aprendizagem aumentem o interesse pela patologia. Todos os professores, infectologistas e patologistas pesquisados reconheceram a existência de lacunas no ensino-aprendizagem na disciplina de patologia na graduação médica e a necessidade de reformulação para torná-la uma especialidade mais interessante e alinhada à realidade profissional.
xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-citation
PEREIRA, Patricia Fonseca et al. O ensino da Patologia e sua influência na atuação de patologistas e infectologistas no Rio de Janeiro. Revista Brasileira de Educação Médica, v. 42, n. 1, p. 216-225, 2018.
xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-decsPrimary
Educação Médica
Educação Superior
Patologia / educação
Infectologia / educação
Doenças Transmissíveis
Rio de Janeiro (RJ)
xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-rights
Acesso Aberto
xmlui.mirage2.itemSummaryView.Collections
  • PPGEVS - Artigos Científicos

Instituto Evandro Chagas - SVS - MS - 2007-2018 Rodovia BR316 km 7 sn - Levilandia - 67030-000 - Ananindeua - Para - Brasil.
Licença Creative CommonsEste trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional
Tel: (55 91) 3214-2191
Email: biblioteca@iec.gov.br / clariceneta@iec.gov.br
 

 

xmlui.ArtifactBrowser.Navigation.head_browse

xmlui.ArtifactBrowser.Navigation.head_all_of_dspacexmlui.ArtifactBrowser.Navigation.communities_and_collectionsxmlui.ArtifactBrowser.Navigation.browse_dateissuedxmlui.ArtifactBrowser.Navigation.browse_authorxmlui.ArtifactBrowser.Navigation.browse_titlexmlui.ArtifactBrowser.Navigation.browse_subjectxmlui.ArtifactBrowser.Navigation.head_this_collectionxmlui.ArtifactBrowser.Navigation.browse_dateissuedxmlui.ArtifactBrowser.Navigation.browse_authorxmlui.ArtifactBrowser.Navigation.browse_titlexmlui.ArtifactBrowser.Navigation.browse_subject

xmlui.EPerson.Navigation.my_account

xmlui.EPerson.Navigation.loginxmlui.EPerson.Navigation.register

Instituto Evandro Chagas - SVS - MS - 2007-2018 Rodovia BR316 km 7 sn - Levilandia - 67030-000 - Ananindeua - Para - Brasil.
Licença Creative CommonsEste trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional
Tel: (55 91) 3214-2191
Email: biblioteca@iec.gov.br / clariceneta@iec.gov.br