• Portal do Governo Brasileiro
  • Atualize sua Barra de Governo
Logo
    • English
    • español
    • português (Brasil)
    • English
    • español
    • português (Brasil)
  • xmlui.dri2xhtml.structural.login
xmlui.ArtifactBrowser.ItemViewer.trail 
  •   xmlui.general.dspace_home
  • NÚCLEO DE ENSINO E PÓS-GRADUAÇÃO
  • Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia e Vigilância em Saúde -PPGEVS
  • PPGEVS - Dissertações
  • xmlui.ArtifactBrowser.ItemViewer.trail
  •   xmlui.general.dspace_home
  • NÚCLEO DE ENSINO E PÓS-GRADUAÇÃO
  • Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia e Vigilância em Saúde -PPGEVS
  • PPGEVS - Dissertações
  • xmlui.ArtifactBrowser.ItemViewer.trail
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Seguimento de mulheres atendidas no serviço de citopatologia ginecológica de um Centro de Saúde Escola em Belém – Pará

Thumbnail
xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-date
2018
xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-files-viewOpen
Seguimento de mulheres atendidas no serviço de citopatologia ginecológica de um Centro de Saúde Escola em Belém – Pará.pdf (1.660xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.size-megabytes)
xmlui.mirage2.itemSummaryView.MetaData
xmlui.ArtifactBrowser.ItemViewer.show_full
xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-uri
http://patua.iec.gov.br//handle/iec/4046
xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-author
Cordovil, Darciane Coelho
xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-advisor
Ventura, Ana Maria Revoredo da Silva
xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-abstract
O câncer de colo de útero (CCU) é o terceiro tumor mais frequente na população feminina e é a quarta causa de morte de mulheres por câncer no Brasil. Em 99,7% dos casos está relacionado à infecção pelo Papiloma vírus humano (HPV). Em 2015, no Brasil, o CCU foi responsável por 5.727 óbitos, com previsão de 16.370 novos casos para o biênio dos anos de 2018/2019. O exame citopatológico do colo do útero (PCCU) é a principal estratégia em programas de rastreamento para o controle do câncer de cérvice uterina. As lesões, se precocemente diagnosticadas e acompanhadas ou tratadas, podem levar uma redução de até 90% na taxa de câncer de cérvice uterina. Esse trabalho teve como objetivo observar a evolução das lesões precursoras, mediante exames periódicos, com abordagem simultânea dos fatores de risco. Trata-se de um estudo retrospectivo e prospectivo, por consulta aos prontuários do Laboratório de Papilomavírus, do setor de Virologia do Instituto Evandro Chagas, de mulheres cadastradas entre os anos de 2013 a 2017, as quais realizaram PCCU e captura híbrida para HPV, e busca por telefone, afim de que essas retornassem para repetição do PCCU no Serviço de Citopatologia do Centro de Saúde Escola Marco, da Universidade do Estado do Pará (CSEM/UEPA). Foram obtidos dados de 1.054 pacientes entre 20 a 50 anos. Para análise estatística, foi utilizado o programa Microsoft Excel 2010 e BioEstat 5.3, foram realizados os testes do Qui-quadrado de Pearson (x2), Teste G e Exato de Fisher, considerou-se como significância estatística p≤0,05. Quanto ao perfil clínico-epidemiológico apresentou mulheres com idade entre 40- 50 nos, relataram nível médio de escolaridade 55,7% (587/1.054 mulheres), situação conjugal união estável esteve presente em 36,5% (385/1.054 mulheres); início da atividade sexual foi observado com maior frequência na faixa etária de 15 a 20 anos em 69,4% (732/1.054 mulheres). Os fatores de riscos o histórico de infecções sexualmente transmissíveis foi a variável que apresentou significância estatística na presença de alterações do colo do útero (p <0.0001), quanto à presença da infeção por HPV a variável idade, foi significativa em mulheres jovens (20-29 anos). Ao exame citopatológico evidenciou Lsil como alteração mais frequente, as alterações apresentaram correlação com HPV 16, 18 e 59. Nesse estudo verificou-se regressão de lesões de baixo grau, bem como citologias que eram normais evoluindo para ASCS/ASGUS e LSIL ao longo do seguimento, podendo sugerir o potencial do vírus HPV de levar à alterações ao longo do tempo. A conduta de seguimento fortalece o serviço de rastreamento do CCU, com aumento das chances de um diagnóstico precoce e consequentemente de tratamento adequado, a fim de que possa contribuir para diminuição da estatística do câncer de colo do útero, a qual ainda se mantém elevada, principalmente na região Norte do País.
xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-citation
CORDOVIL, Darciane Coelho. Seguimento de mulheres atendidas no serviço de citopatologia ginecológica de um Centro de Saúde Escola em Belém – Pará. 103 f. Dissertação (Mestrado em Epidemiologia e Vigilância em Saúde) - Instituto Evandro Chagas, Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia e Vigilância em Saúde, Ananindeua, 2018.
xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-decsPrimary
Neoplasias do Colo / diagnóstico
Colo do Útero / lesões
Doenças dos Genitais Femininos
Fatores de Risco
xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-rights
Acesso Aberto
xmlui.mirage2.itemSummaryView.Collections
  • PPGEVS - Dissertações

Instituto Evandro Chagas - SVS - MS - 2007-2018 Rodovia BR316 km 7 sn - Levilandia - 67030-000 - Ananindeua - Para - Brasil.
Licença Creative CommonsEste trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional
Tel: (55 91) 3214-2191
Email: biblioteca@iec.gov.br / clariceneta@iec.gov.br
 

 

xmlui.ArtifactBrowser.Navigation.head_browse

xmlui.ArtifactBrowser.Navigation.head_all_of_dspacexmlui.ArtifactBrowser.Navigation.communities_and_collectionsxmlui.ArtifactBrowser.Navigation.browse_dateissuedxmlui.ArtifactBrowser.Navigation.browse_authorxmlui.ArtifactBrowser.Navigation.browse_titlexmlui.ArtifactBrowser.Navigation.browse_subjectxmlui.ArtifactBrowser.Navigation.head_this_collectionxmlui.ArtifactBrowser.Navigation.browse_dateissuedxmlui.ArtifactBrowser.Navigation.browse_authorxmlui.ArtifactBrowser.Navigation.browse_titlexmlui.ArtifactBrowser.Navigation.browse_subject

xmlui.EPerson.Navigation.my_account

xmlui.EPerson.Navigation.loginxmlui.EPerson.Navigation.register

Instituto Evandro Chagas - SVS - MS - 2007-2018 Rodovia BR316 km 7 sn - Levilandia - 67030-000 - Ananindeua - Para - Brasil.
Licença Creative CommonsEste trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional
Tel: (55 91) 3214-2191
Email: biblioteca@iec.gov.br / clariceneta@iec.gov.br