• Portal do Governo Brasileiro
  • Atualize sua Barra de Governo
Logo
    • English
    • español
    • português (Brasil)
    • English
    • español
    • português (Brasil)
  • xmlui.dri2xhtml.structural.login
xmlui.ArtifactBrowser.ItemViewer.trail 
  •   xmlui.general.dspace_home
  • NÚCLEO DE ENSINO E PÓS-GRADUAÇÃO
  • Programa de Pós-Graduação em Virologia - PPGV
  • PPGV - Teses
  • xmlui.ArtifactBrowser.ItemViewer.trail
  •   xmlui.general.dspace_home
  • NÚCLEO DE ENSINO E PÓS-GRADUAÇÃO
  • Programa de Pós-Graduação em Virologia - PPGV
  • PPGV - Teses
  • xmlui.ArtifactBrowser.ItemViewer.trail
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Impacto imunológico no sistema nervoso central da tetraidrobiopterina na infecção pelo vírus da Raiva em modelo murino

Thumbnail
xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-date
2021
xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-files-viewOpen
Impacto imunológico no sistema nervoso central da tetraidrobiopterina na infecção pelo vírus da Raiva em modelo murino.pdf (1.087xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.size-megabytes)
xmlui.mirage2.itemSummaryView.MetaData
xmlui.ArtifactBrowser.ItemViewer.show_full
xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-uri
http://patua.iec.gov.br//handle/iec/4490
xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-author
Brito, Caio Vinicius Botelho
xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-advisor
Diniz Júnior, José Antônio Picanço
xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-abstract
O vírus da Raiva é um vírus RNA que apresenta tropismo pelo sistema nervoso, causando encefalite. A taxa de sobrevivência de pacientes com encefalite é baixa, sendo estes submetidos ao protocolo de Milwuakee, porém há muitos pontos a esclarecer sobre as funções das drogas e mecanismo imunológico na evolução da doença. Uma das drogas utilizadas é a sapropterina, que é um importante cofator do oxido nítrico, importante para prevenção de vasoespasmos. Objetivo: descrever o efeito imunológico da sapropterinana infecção pelo vírus da Raiva, em modelo murino. Metodologia: Foram estudados 37 animais, distribuídos em dois grupos: grupo Controle e grupo Tetrahidrobiopterina, sendo ambos os grupos infectados com o vírus Rábico (RABV), e apenas o grupo Tetrahidropterina submetido as doses de sapropterina via gavagem. Os animais foram submetidos a eutanásia nos dias 3, 5, 7, 9, 11 e 13, sendo coletado hemi-encefalo para análise em citometria de fluxo e imunoistoquímica. Os seguintes marcadores imunológicos foram estudados: Anti-RABV, Anti-iNOS por imunohistoquimica e IL-6, IL-2, IL-17a, INF-gama por citometria de fluxo.Resultados:Na análise do Anti-RABV, observou-se maior média de anticorpos detectáveis visíveis no grupo Tetrahidropterina. Quanto a IL6, os animais do grupo Tetrahidropterina não apresentaram quantidades detectáveis no 9o dia de medicação. Observou-se, também neste grupo, menor queda nas concentrações cerebrais de INF-gama. O mesmo aconteceu com a IL-2, onde o grupo Tetrahidropterina teve uma queda menor deste mediador. O oposto ocorreu com a IL17a, onde a maior redução da infecção foi neste grupo. Entretanto, quanto ao Anti-iNOS, não foi verificada nenhuma diferença na quantificação dos marcadores de anticorpos entre os grupos. Conclusão: Observou-se que a utilização da sapropterina no quadro da infecção instalada do RABV em murinos, sugere um efeito moduladornos mecanismos inflamatórios, principalmente ligados a permeabilidade da barreira hemato-encefálica e de migração de células citotóxicas para o sistema nervoso central.
xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-citation
BRITO, Caio Vinicius Botelho. Impacto imunológico no sistema nervoso central da tetraidrobiopterina na infecção pelo vírus da Raiva em modelo murino. 57 f. Tese (Doutorado em Virologia) - Instituto Evandro Chagas, Programa de Pós-Graduação em Virologia, Ananindeua, 2021.
xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-local
Ananindeua / PA
xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-department
Núcleo de Ensino e Pós-Graduação
xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-grantor
Instituto Evandro Chagas
xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-decsPrimary
Vírus da Raiva / patogenicidade
Biopterina / farmacologia
Sistema Nervoso Central
Muridae
xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-rights
Acesso Aberto
xmlui.mirage2.itemSummaryView.Collections
  • PPGV - Teses

Instituto Evandro Chagas - SVS - MS - 2007-2018 Rodovia BR316 km 7 sn - Levilandia - 67030-000 - Ananindeua - Para - Brasil.
Licença Creative CommonsEste trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional
Tel: (55 91) 3214-2191
Email: biblioteca@iec.gov.br / clariceneta@iec.gov.br
 

 

xmlui.ArtifactBrowser.Navigation.head_browse

xmlui.ArtifactBrowser.Navigation.head_all_of_dspacexmlui.ArtifactBrowser.Navigation.communities_and_collectionsxmlui.ArtifactBrowser.Navigation.browse_dateissuedxmlui.ArtifactBrowser.Navigation.browse_authorxmlui.ArtifactBrowser.Navigation.browse_titlexmlui.ArtifactBrowser.Navigation.browse_subjectxmlui.ArtifactBrowser.Navigation.head_this_collectionxmlui.ArtifactBrowser.Navigation.browse_dateissuedxmlui.ArtifactBrowser.Navigation.browse_authorxmlui.ArtifactBrowser.Navigation.browse_titlexmlui.ArtifactBrowser.Navigation.browse_subject

xmlui.EPerson.Navigation.my_account

xmlui.EPerson.Navigation.loginxmlui.EPerson.Navigation.register

Instituto Evandro Chagas - SVS - MS - 2007-2018 Rodovia BR316 km 7 sn - Levilandia - 67030-000 - Ananindeua - Para - Brasil.
Licença Creative CommonsEste trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional
Tel: (55 91) 3214-2191
Email: biblioteca@iec.gov.br / clariceneta@iec.gov.br